Local Guides World
Museu Paulista
Parque da Independência - Ipiranga, São Paulo - SP, 04263-000, Brésil

Photos — 95

Commentaires — 8

Isabela Oliveira
at 2023 Nov 18
Isabela Oliveira
at 2023 Nov 18
Ontem visitei o Museu do Ipiranga pela segunda vez. A primeira foi num passeio escolar quando estava no ensino fundamental. Não me lembrava muitos detalhes sobre o museu, mas me lembro de ter ficado impressionada com os objetos do Brasil Imperial que faziam parte do acervo do Museu.
Coroas, jóias, roupas, sapatos, uniformes e objetos domésticos sobre a vida e cotidiano dos imperadores, príncipes, barões etc.

Fiquei chateada quando visitei o Museu novamente depois de mais de dez anos e não tinham muitos objetos contando a história do Brasil antes da Independência.

Obviamente era de se esperar que o acervo tivesse mudado por conta do incêndio de 2018, provavelmente muita coisa se perdeu com o fogo.

Gostei bastante do que estava exposto na sessão "Para entender o Museu". Explica bem como e o porquê da construção do museu, as diversas reformas e mudanças na aquisição e doação do acervo.
As exposições "Uma história do Brasil" e "Territórios em Disputa" foram muito informativas sobre o processo de colonização do Brasil.
Enquanto "Passados Imaginados" e "Mundos do Trabalho" trazem contextualizaçoes interessantes sobre o processo de urbanização de São Paulo.

Porém não tive muito interesse nas exposições sobre objetos domésticos, louças e brinquedos.

Não me lembro muito bem de como era a estrutura do Museu antes do incêndio, vi várias fotos e vídeos na sessão"Para entender o Museu" de como era o museu antes e sinceramente achei que nessas reformas deveriam ter colocado os elevadores e escadas em locais de fácil localização. Tirando a grande escadaria do salão central, os corredores que dão acesso aos elevadores e escadas pro terceiro andar ficam quase escondidos.
Também achei algumas salas pouco arejadas e abafadas, pareciam não ter nenhuma ventilação. E sinceramente achei incômodo o fato de não podermos levar água e de não ter nenhum café, restaurante ou lanchonete dentro do museu.

Como museu é muito grande fiquei lá por volta de 3h e nessas três horas fiquei com sede, mesmo com os bebedouros próximos dos banheiros o ideal seria podermos levar garrafa de água.

Enfim, não posso dizer nada não gostei de ter visitado o museu novamente depois de tantos anos, mas em certas coisas achei que deixou a desejar...
Lucas Souza Sena
at 2023 Oct 24
Lucas Souza Sena
at 2023 Oct 24
Falando como Arquiteto e Urbanista: visitei o museu antes do restauro, em 2011, e me lembro de ter uma exposição fixa muito sem graça. O Salão Nobre tinha cheiro de mofo.

Voltei no último final de semana (22/11) e fiquei muito feliz com a obra que foi realizada. Do lado de fora, aparentemente poucas mudanças, foi mantida a cor amarela do edifício, mosaicos portugueses no piso, os jardins e fontes impecáveis.

Do lado de dentro, uma obra de restauro com intervenções sóbrias, porém muito bonitas. Foi utilizado o concreto aparente em tons de terra pra, que se assemelham aos tijolos das paredes originais. Em alguns pontos, é possível ver estruturas metálicas com cores que se assemelham às madeiras da estrutura original do telhado. Tudo muito elegante e bem pensado.

Agora, falando como visitante, gostei muito da exposição fixa. Você inicia a visita em uma sala de boas vindas, com um resumo do que pode ser visto. Existem seções que explicam a origem do edifício, do museu, passando pela formação do Brasil desde a época da colônia, até os dias atuais, mostrando uma visão que vai do macro (Brasil), até o micro (município de São Paulo). Se você seguir o trajeto do subsolo até a cobertura, existe uma linearidade cronológica e, ao fim, no mirante, é possível ver o presente, com a visão do que se tornou a cidade.

Gostei da forma como é deixado claro que nem tudo foi bom na formação do nosso país, como o extermínio da população indígena e a escravidão dos africanos que foram sequestrados de suas terras natais. É importante relembrar e respeitar.

Por fim, o museu conta com acessibilidade total, com rampas, elevadores, pisos, mapas e objetos táteis, audiodescrições e vídeos em Libras, mas senti falta de um café e uma melhor loja de souvenires.
Nicole Marcon
at 2023 Oct 16
Nicole Marcon
at 2023 Oct 16
Museu incrível. Recomendo que comprem ingressos pela internet, pois a fila lá fora estava imensa no dia que fui! Vá com sapatos e roupas confortáveis, o acervo é grande e eu gostaria de ter ficado por mais tempo, mas estava cansada. Tempo médio para ver tudo com calma: 4 horas. Guarda volumes gratuito para guarda chuvas, mochilas, malas. Acessibilidade nota dez, para todos os públicos mesmo. A exposição possui elementos táteis, apoio auditivo, rampas, elevadores, tudo para tornar a experiência acessível a todos.
Aprecie com calma todas as peças da exposição, leia as legendas, siga a ordem recomendada! Aproveite :)

Não há cafeteria nem restaurante no local. Recomendo o Big Bread Bakery Ipiranga para café da manhã e almoço antes/após a visita, é relativamente perto (fui a pé) e possui ampla variedade para refeições.
Valdomiro Generale
at 2023 Oct 03
Valdomiro Generale
at 2023 Oct 03
Fomos no primeiro domingo do mês, então a entrada é gratuita. Não havia filas muito grande na entrada devido chuva no momento, mas a fila de guarda volumes estava longa. Eles pedem para guardar mochilas e guarda chuva. Não sei se é pago, pois não utilizamos.
A reforma do ambiente ficou show, e adicionaram um andar superior e muitos pontos de apresentação por vídeos, sons e recursos para deficientes visuais. Tbm é possível ir no mirante acima do telhado, mas devido chuva estava fechado.
Sobre as exposições senti muita falta dos carros antigos e armamento que haviam antes da reforma. Em minha opinião era a parte mais legal. Em geral se tornou um passeio para quem gosta de apreciar quadros, pois estes estão bem presentes.
Na parte superior percebo que está com poucos itens, então o espaço parece estar mal aproveitado.
Os banheiros não possuem revestimento no chão, estando apenas com contrapiso pintado.
Gostei da infraestrutura dos elevadores e escada de incêndio para quem quer caminhar. Um dos trechos novos ficou com a estrutura do telhado original amostra, evidenciando a robustez e complexidade da estrutura.
A parte mais bonita ainda é o hall da entrada na escada principal.
Janice salvador da silva
at 2023 Oct 01
Janice salvador da silva
at 2023 Oct 01
Supriendente
Bruno Cavaille
at 2023 Aug 13
Bruno Cavaille
at 2023 Aug 13
👍🥰😎👍🥰😎❤️
Pierre-olivier Desmarais
at 2023 Jun 25
Pierre-olivier Desmarais
at 2023 Jun 25
Incroyable

Lieux à proximité

Lieux similaires

Lieux connexes